10/05/2026
Vi um texto esses dias que falava sobre ser mãe:
Todo mundo diz: não pause sua vida pelos filhos, pois um dia eles crescem ou cria-se filho para o mundo.
Não pausar a vida. Ideia curiosa essa já que ser mãe é viver eternamente de pausas.
Pausa o vinho, pausa as muitas e muitas noites de sono , pausam a reunião de trabalho, a ligação importante, a oportunidade profissional. Pausa a poupança.
A gente pausa as refeições e os banhos. Pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro.
A gente pausa o coração na preocupação e pausa a própria vida pra respirar a deles.
Criar para o mundo?
A verdade é que nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo.
Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães.
Texto de Fernanda Marques adaptado.
Tenho orgulho de ser mãe e de ter esses exemplos ao meu lado.
Amo vocês.
Feliz dia das mães.